terça-feira, 18 de novembro de 2008

PROTESTO



Não gosto de ofender as pessoas e respeito os gostos de cada um. Porém existem momentos em que é difícil de suportar os fenómenos populares que acontecem esporadicamente no mundo da manga - aqui em Portugal. São eles por exemplo e actualmente: One Piece, Bleach e Naruto. Por isso e cansada desta onda, em que toda a gente gosta das mesmas coisas: PROTESTO!!
Todos sabemos que é difícil comprar manga em Portugal e torna-se ainda mais complicado quando colocamos de parte a Fnac (o meu caso) que vende sobretudo manga em Francês. Temos no Porto apenas duas lojas especializadas em BD e Manga que são a: Central Comics e o Mundo Fantasma. Esta última apresenta-nos uma grande variedade de produtos ligados ao mundo dos quadradinhos, e os leitores correm a procura das novidades ou simplesmente planeiam terminar as suas colecções favoritos. Já a Central Comics é uma pequena loja que pratica melhores preços, apesar de não ter uma tão grande variedade. Mas algo aconteceu recentemente. Uma noticia que me deixou bastante frustrada. A loja Central Comics deixou de comercializar os volumes de Vagabond. Não sei se têm a noção de que Vagabond é uma manga extremamente popular no Japão e que desde o seu inicio tem ganho diversos prémios, muitos deles internacionais. O autor destaca-se também pela obra completa de Slam Dunk e mais recentemente por Real, que ainda não foi publicada em Portugal e receio mesmo que possa nunca vir a sê-lo. Portanto à que convir que a Manga de Takehiko Inoue tem qualidade e seria de esperar que mais pessoas a comprassem em Portugal. Pois bem, apenas 2 pessoas, estavam a fazer a colecção de Vagabond e a compra-la na Central Comics. Duas pessoas acorriam à loja a procura do próximo volume. Duas pessoas juntavam o dinheirinho suficiente para a compra. Liam e reliam o volume e esperavam impacientemente pelo momento de terem o proximo em suas mãos.



Talvez não chegue o dia em que ao entrar numa livraria em Portugal nos deparamos com uma estante como esta. Não protesto contra a loja - a Central Comics, aliás felicito-os por manterem uma loja assim aberta. Mas protesto a uma onda de "mau gosto" sobretudo juvenil. Protesto aqueles que não procuram mais e melhor, que se limitem sempre a vulgaridade, aquilo que é popular e que não permitam que outras séries de qualidade superior persistam neste pais. Não falo apenas de Vagabond. Falo por todos os outros produtos, como o cinema, que sofrem por não serem tão populares/comerciais que passam ao lado da maior parte das pessoas.
Gostava que algo muda-se... dêem as boas graças a mudança e não se mantenham de sempre e de todo presos aos velhos gostos. Desenvolvam uma atitude critica e não comam tudo o que lhes dão para comer.

4 comentários:

£L!¢aRpO disse...

Não é so ai q acontece isso não querida...hehehe

aki no Brasil ta essa mesma merda de tratamento com os mangas .

Cláudia Oliveira disse...

Pelo menos vocês têm Sanctuary e nós não :( K eu queria tanto!
Eu agora encomendo tudo pela net para não haver dessas coisas. Assim não corro o risco de ficar sem as minhas colecções favoritas, só porque os outros não as compram.

Unknown disse...

Isso não tem nada a vê. Na verdade você só está protestando porque as pessoas não tem um mesmo gosto que você. Se fosse Vagabond que todo mundo gostasse, você não iria gostar só porque estaria na moda.

Cláudia Oliveira disse...

Não critico os gostos das pessoas pelo facto de terem gostos diferentes dos meus, critico o facto de não haver mercado para outros produtos em Portugal, pk mt gente lê um pouco do mesmo pk mt gente deixa-se levar pelas ondas de popularidade e ignora completamente outras obras por serem menos populares. Gostava que todas as mangas fossem tratadas da mesma forma pelo mercado...