sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Eden - It's an Endless World!

Eden: It's an Endless World! é a manga da autoria de Hiroki Endo, mensalmente publicada pela revista Afternoon, da editora Kodansha no Japão. Nos Estados Unidos Eden foi publicada pela editora Dark Horse Comics nos e no Reino Unido pela Titan Books.

Cenário pós-apocalíptico no ú
ltimo paraíso terrestre...

Um vírus causa a morte de 15 por cento da população mundial - provocando o pânico. Ninguém ficou imune a destruição causada pelo vírus, sendo que os sobreviventes tiveram que se submeter a viver o resto das suas vidas em corpos robóticos. Em consequência destruição causada pelo vírus, uma organização secreta, Propater toma o controlo de uma grande parte do mundo.



Dois jovens Hannah e Enoah encontram-se numa antigo centro de pesquisa do vírus. Ambos adquiriram a capacidade de serem impunes ao vírus. Por essa razão eles tornam-se alvo de interesse para o Propater. Interesse que colocará as suas vidas em risco, assim como a dos seus descendentes.
Confesso que o género de ficção-cientifica sempre me fascinou, até porque a ficção apresenta-nos possíveis futuros para a Humanidade. Eden é uma história sobre isso mesmo, um futuro mais próximo do que imaginamos, de evolução, de ca
tástrofe, de luta... Retrata um "Endless World", um infindável mundo (como o titulo indica). Um mundo imerso na sua própria destruição. Destruição esta, que acontece de tempos em tempos. Porquê? - Essa é a pergunta.

Fortemente baseado na mitologia gnóstica, todos os personagens principais detém nomes de divindades gnósticos, e têm funções similares.
Um pormenor interessante, que há que ter em atenção, é que esta manga não detém qualquer tipo de preconceito ou tabu. Aborda as mais variadas questões acerca da sociedade actual, desde: preceitos religiosos, prostituição, drogas, guerra, o avanço da tecnologia; apresentado-nos uma grande variedade de etnias e ideologias. Eden acaba por ser ser alvo de imprevisíveis reviravoltas, sendo que o futuro das suas personagens é tudo menos cor-de-rosa.

Nenhum comentário: