segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Naoki Urasawa


Biografia



As mangas de Urasawa já venderam cerca de mais 100 milhões de cópias - aproximadamente uma para cada pessoa no Japão. Actualmente o autor mantém-se em alta, e está, no momento a lançar o seu primeiro álbum rock denominado de 1/2 Century Man.

Naoki Urasawa nasceu a 2 de Janeiro de 1960, em Osaka (Japão).
Formado em economia na Universidade Meisei, Urasawa tem a sua primeira oportunidade de trabalhar como mangaka em Return, de 1981. Três das suas séries foram adaptadas a anime: Yawara! A Fashionable Judo Girl, Master Keaton, e Monster (pela qual eu demonstro uma profunda admiração).
Urasawa já recebeu por três vezes
Shogakukan Manga Award, duas Tezuka Osamu Cultural Prize e uma vez Kodansha Manga Award.
Denominado como o mestre do suspense japonês, Urasawa é para a manga o que Alfred Hitchcock é para o cinema. Um homem cujo o talento ultrapassa e muito as histórias convencionais. Ele é um peculiar contador de histórias, cuja inspiração vai desde o Expressionismo Alemão, no que toca à elaboração da personalidade complexa de Johan em Monster, à transformação de um dos ícones da manga Japonesa, Astro Boy (de
Osamu Tezuka) em PLUTO.
Em 2008 Naoki Urasawa iniciou um novo trabalho:
Billy Bat, uma homenagem aos quadradinhos clássicos americanos, Billy Bat remete-nos para um Japão instável, num pós guerra, aprisionado entre a ocupação americana e os agitadores comunistas.

Naoki Urasawa's MONSTER - Official U.S Site


Outros links:

Urasawa Naoki work & bio
Naoki Urasawa entrevista traduzida
Naoki Urasawa - Wikipédia

Nenhum comentário: