quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Akira (manga)



Não poderia terminar da melhor forma, esta serie de posts sobre as mangas de . Aqui fica uma das minhas graphic novels favoritas.

Akira poderia ser uma manga do presente ano, ou de anos vindouros, graças ao seu estilo e conceito irreversivelmente actual e intemporal. Akira é uma manga de eleição, cujos os atributos vão desde o inabalável estilo de desenho, até ao enredo futurista cyberpunk. Mas Akira não fica por aqui, ele retrata personagens com dons sobre-humanos, com habilidades especialmente psicocinéticas, tal como acontece em Domu, mas também aborda problemas sociais e políticos, questões existenciais, alienação da juventude, corrupção, desagrado em relação à sociedade moderna, etc.

Akira (アキラ) é a manga da autoria de Katsuhiro Otomo (como já referi), inicialmente serializada pela revista Young Magazine durante o período de 1982 e 1990, Akira reúne-se em 6 volumes publicados pela editora japonesa Kodansha. Em Inglês a serie foi primeiramente lançada pela Marvel Comics impressa em Epic Comics, sendo a primeira manga a ser traduzida na integra para inglês. Em 1988 uma adaptação homónima em anime é lançada, com 124 minutos realizados pelo próprio criador da série, Katsuhitro Otomo. Apesar do enredo ter sido encurtado, o filme mantém-se fiel à estrutura da manga, mas apenas abordando um dado período desta.

A história desenrola-se em Neo-Tóquio, a cidade de Tóquio reconstruída, depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gangue de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta contra uma gangue rival. Quando o membro mais novo do gangue de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada contra uma misteriosa criança, que havia escapado de um programa de investigação psíquica secreta do governo, ele é levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos inter-pessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente...
Outras mangas que também poderá gostar: Domu, Eden, Pluto e Battle Royale.

Nenhum comentário: