quinta-feira, 29 de abril de 2010

20th Century Boys (manga)


20th Century Boys (20世紀少年 Nijūsseiki Shōnen) é a manga de ficção-científica criada em Janeiro de 2000 por Naoki Urasawa. Esta manga conta com 22 volumes publicados e uma sequela criada em 2007 e denominada de 21st Century Boys.

Em 2001 20th Century Boys ganhou Kodansha Manga Award na categoria geral, em 2002 venceu o Japan Media Arts Festival e em 2003 ganhou também o prémio da Shogakukan Manga Award. A manga faz diversas referências à música rock dos anos 60 e 70, aliás o título é baseado na famosa música dos T.Rex com o mesmo nome.
Urasawa escreveu 20th Century Boys em simultâneo com Monster, outra das suas obras mais importantes. Sendo licenciada em 2005 pela Viz Media, 20th Century Boys, a pediado do autor, só foi serelizada no estrangeiro quando a publicação de Monster terminou.

A primeira parte da adaptção japoneza a live-action, dirigido por Yukihiko Tsutsumi, foi lançado no Japão a 30 de Agosto de 2008. A segunda parte foi lançada em Janeiro de 2009 e a terceira e última em Agosto do mesmo ano.

Em 1969, os rapazes Kenji, Otcho, Yoshitsune e Maruo construiram, em um campo baldio, um esconderijo a que chamaram base secreta. Lá eles encontravam-se com frequência para se reunir e compartilhar mangas, revistas pornográficas e ouvir rádio. Para comemorar o evento, Otcho desenha um símbolo para a base que representa a sua amizade. Depois de Donkey e Yukiji participarem e entrarem no grupo "secreto", eles imaginam um cenário no futuro apocaliptíco onde os vilões tentam destruir o mundo, com robôs gigantes e grandes explosões, e onde os rapazes lutam arduamente para salvar o mundo. Esse cenário é transcrito no Livro das Profecias, criado pelos rapazes.

Em 1997, Kenji é proprietário de uma loja de conveniência. Ele reencontram-se com os amigos de infância e todos eles compartilham alegremente memórias e aventuras.
Kenji é aquele que um dia ambicionou tornar-se um grande guitarrista, todavia ele socumbiu às dificuldades da vida e tem a seu cargo a pequena sobrinha Kanna e a mãe. Depois de tomar conhecimento do suicídio do velho amigo Donkey, Kenji investiga o sucedido e todas as pistas vão dar a uma ceita ultra secreta lideranda por um homem conhecido apenas como "Friend" (amigo). Esta ceita pretende destruir o mundo na véspera do Ano Novo de 2000. Mas o que mais intriga Kenji é que os planos maquiavélicos desta ceita se assemelham e muito aos planos descritos no Livro das Profecias crido pela rapazes em 1969. Nessa altura Kenji começa a recrutar alguns amigos, incluindo Otcho e Yoshitsune, na tentativa de parar o implacável Friend.
Se gostou desta manga, veja também: Pluto, Monster, Gantz e Dogs.

2 comentários:

edumw disse...

Olá. Vc poderia postar novamente todas edições? Grato!

~saru'~ disse...

Postem de novo ? Ficaria muito grato!

Obrigado *0*