segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Katsuhiro Otomo


Biografia


À esquerda, algumas covers de Akira, enquanto que à direita, os protagonistas de Fredom.

Para mim, nada melhor do que falar de um dos maiores mangakas de todos os tempos e, ao mesmo tempo, um dos maiores realizadores Japoneses. Estou portanto a referir-me a Katsuhiro Otomo, criador de Akira o filme que revolucionou toda a animação.
Katsuhiro Otomo também é responsável pela adaptação da manga de Mushishi a live-action, em 2007.

Data de Nascimento: 14 de Abril, 1954

Nascido em Miyagi, Japão, Otomo cresceu em Tome-gun. Desenvolveu ainda muito cedo uma paixão pelas comics Europeias e Americanas, mas também pelos filmes. Em 1973, após ter-se formado na escola de Miyagi, muda-se para Tokyo com o intuito de se tornar mangaka, sendo que em Outubro desse mesmo ano tem a sua primeira grande oportunidade, numa adaptação da novel Mateo Falcone de Prosper Merimee, denominada de A Gun Report, publicado pela revista Action.

Em 1979, depois de escrever vários short-stories para a revista Action, Otomo cria a sua primeira obra de ficção-cientifica, intitulada de Fireball. Embora o manga nunca tenha sido concluida, é considerada um marco na carreira de Otomo, pois contém muitos dos temas que ele iria explorar em trabalhos futuros, nomeadamente em Domu. Domu começou a ser serializado em Janeiro de 1980 e demorou dois anos até estar completo. Em 1983, foi publicado em forma de livro e venceria a Nihon SF Taisho Award, o equivalente ao Prémio Nobel japonês.

Em 1982, Otomo teve a sua estréia no anime, trabalhando como character designer para o filme de animação Harmageddon. No ano seguinte, Otomo começou a trabalhar em outra manga, que se tornaria a sua mais aclamada e famosa obra,- Akira. Demorou oito anos para ser concluída e acabaria por culminar em 2000 páginas de artwork. Em 1987, Otomo continuou a trabalhar em anime, dirigindo o seu primeiro trabalho de animação, um segmento de Neo Tokyo, que ele também escreveu. Seguiram-se dois segmentos da antologia de anime Robot Carnival.

Embora a manga de Akira ainda não estivesse terminada, Otomo decide anima-la numa longa-metragem. E em 1988, o filme de animação Akira é lançado.

Recentemente Otomo tem trabalhado com o estúdio Sunrise. O estúdio tem animado e produzido os seus projectos mais recentes, incluindo o longa-metragem SteamBoy (2004), Freedom (2006) e o seu último projecto, SOS! Metro de Tóquio Exploradores: The Next, lançado em 2007.

Veja também: Akira Club - Artbook

3 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, postem o mangá de FREEDOM

@__@

Cláudia Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia Oliveira disse...

Desconheço a existência da manga Freedom. Segundo as informações que tenho, Katsuhiro Otomo participa apenas como desenhador das personagens em Freedom Projecto.

Lamento mt. Tb gostava k FREEDOM tivesse manga