quarta-feira, 9 de julho de 2008

SteamBoy


De Katsuhiro Otomo



Ray é um pequeno inventor, oriundo de uma família com dom para essa mesma actividade - os Steam. Durante o século XIX Ray trabalha nas recém inauguradas fábricas de Manchester, desenvolvendo nessa altura pequenas invenções por conta própria. É nas vésperas da Grande Exposição em Londres, que Ray recebe em sua casa uma caixa enviada pelo seu avô - uma bola denominada de "Steam Ball". Esta invenção desperta os interesses tanto do governo inglês como de uma corporação americana - pois é detentora de uma nova e extraordinária espécie de energia que tem a capacidade de suprir uma nação inteira. Caberá à família Steam emendar o mal de tais extraordinárias invenções e ao jovem Ray encontrar o caminho para a salvação da prospera cidade de Londres.

O regresso tão esperado do realizador Katsuhiro Otomo, após a longa-metragem de animação Metropolis em 2001.
Foi apenas com Akira (1988) que a carreira do realizador ganhou notoriedade, tornando-se uma das mais grandiosas obras do século. E se Akira foi revolucionário para a época, SteamBoy volta a sê-lo em 2004 - pois é a longa-metragem de animação mais cara de sempre, ultrapassando os 20 milhões de dólares.

É uma obra primorosa em detalhes... backgrounds, animação, personagens e uma enorme riqueza criativa. Poderia ser uma obra única, depois de tanto dinheiro despendido para a realizar, porém Steamboy deixa-se decair num argumento pouco interessante. São provavelmente os 120 minutos de duração que levam o espectador a perder a vontade de assistir. A ideia é original, sem dúvida, enlaçando-se num enredo acerca da Era da Máquina a Vapor, das suas possíveis vantagens, das invenções e dos inventores e a ganancia dos homens em utilizar a ciência para fins maléficos. Demonstra uma Londres Vitoriana, rodeada de esplendorosos edifícios, o último grito da máquina a vapor - num mundo fantástico em tecnologia; e um protagonista à altura, heróico nos seus actos.
O melhor mesmo é assistir e tirar as sua próprias conclusões, "Steamboy" deixará sem dúvidas marcas na sua memória.

Fez-me lembrar as aventuras do herói da BD "Tintin.

Nenhum comentário: