segunda-feira, 7 de julho de 2008

Vampire Hunter D


Atenção!!! Pode conter spoilers.

Vampire Hunter D tem como cenário uma Europa medieval gótica, num futuro esteticamente tecnológico. Durante este período os vampiros estão a extinguir-se, mas ainda assim as criaturas malditas dominam a raça humana, embora esta tenha desenvolvido novas formas de os combater. Nasce assim uma novo grupo de pessoas, denominados de "Caça-recompensas", eles são pagos para recuperar as vítimas humanas das mãos dos vampiros e leva-las de volta as suas famílias. "D" de Dampire, é um deles, meio vampiro, meio humano, - ele é pago por uma eminente família local para recuperar viva ou morta a bela jovem Charlotte, que havia sido raptada duas noites antes pelo vampiro Meier Link. Sem noticias e no desespero o pai da vitima oferece a Dampire uma aliciante recompensa. Enquanto isso uma grupo de caçadores, os irmãos Markus, competem com "D" o resgate, porém o grupo composto por cinto elementos entre os quais uma mulher chamada Layla, não fazem ideia do desafio mortal que os esperava.


Dampire move-se superando a luz graças à sua faceta humana, montano num característico cavalo negro, acompanhado pela sua arma - uma espada e um estranho parasita que surge esporadicamente na palma da sua mão. O rosto e a voz da figura são uma interessante compilação entre consciência, conselheiro e uma poderosa arma - altamente sensível.

O ambiente do filme é todo ele apocalíptico, de uma destruição causada por figuras vidas do imaginário pagão: entre lobisomens, ninfas, bestas. Aqui o mito vampírico retorna quase completamente a sua forma original, identificando-se a famosa história de Drácula - o vampiro original (de Bram Stoker, 1897) e o amor que ele nutriu por Elisabetha, reencarnada, passados séculos, por Mina. Existe aqui uma parecença entre o Famoso romance de Stoker e o de Vampire Hunter D, entre Meier e Charlotte - de um amor que vai de contra as regras do bom senso, cuja a mais horrenda criatura ama o mais inocente e puro exemplar humano.
Fascinante é a personagem de "D" e o conceito ao qual este se encontra submetido, de um vampiro híbrido que vive com o dilema de cambalear entre os opostos, a criatura das trevas e o humano. Mas ele é perfeito e puro, adquiriu, dado a sua situação, puderes como a sobrevivência, ainda que temporária à luz solar, e a vida eterna.
Vampire
D baseia-se na série original de novels do escritor Hideyki Kikuchi. É na verdade uma sequela do filme de 1985, realizado com poucos recursos, mas que ainda assim mantém intacto o espírito do romance. Deixa-se desde já o conselho desta bela obra de anime acerca das criaturas das trevas.


Nenhum comentário: