terça-feira, 8 de julho de 2008

Millennium Actress - A Chave da Vida


De Satoshi Kon


A actriz do Milénio é Chiyoko Fujiwara.

Após a demolição das instalações do ilustre estúdio "Ginei" - Genya Tachibana, um produtor de televisão, é destacado para realizar um documentário em homenagem a estrela principal do já derrubado estúdio. Chiyoko Fujiwara já com 70 anos, vive numa casa isolada no topo de uma colina, onde leva uma vida tranquila acompanhada das lembranças de uma vida emocionante como actriz. Genya dirige-se à casa acompanhado de um "cameramen" e ambos iniciam uma viagem atribulada pelo deslumbrante mundo cinematográfico que a acrtiz viveu nos anos precedentes.

Começa na juventude de Chiyoko - num Japão que enfrenta a Guerra, ela torna-se um ícone ainda em adolescente do povo japonês. É escolhida pelo presidente dos já referidos estúdios "Ginei" para um importante papel num filme, este que a catapultou para o estrelato. Ela enfrenta na verdade várias gerações no cinema, ampliando cada vez mais a sua carreira. No entanto, esta tem um único propósito - entregar uma tal chave a alguém que já não vê à muito tempo - Chiyoko relata que ainda adolescente ajuda a escapar dos perseguidores um jovem artista revolucionário. Do esconderijo que ambos conhecem o jovem desaparece dias depois misteriosamente, deixando para trás uma chave que Chiyoko deseja entregar-lhe no dia em que o reencontrar.

Millennium Actress é mais uma história apaixonante de Satoshi Kon; fala-nos de fé, do poder do amor, de uma crença "vitalícia" de infância. Faz-nos rir, chorar e sentir uma intensa nostalgia, tal como Chiyoko, a idosa sente ao rever tudo o que viveu. A Actriz do Milénio é uma obra única... uma autentica pérola do cinema de animação actual. Para mim é lembrada como uma das mais belas obras (animadas) produzidas nos últimos anos.



Nenhum comentário: