sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Monster Cosplay

Não sou especialmente fan de cosplay, todavia este surpreendeu-me tanto que fui obrigada a postar de imediato. Parabéns à alma deste projecto!! 

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Kon Satoshi Retrospective Exhibition


"One Thousand Years of Memento" 13 minutos da exposição em homenagem a Satoshi Kon, generosamente disponibilizados por um dos membros do site oficial. Uma retrospectiva fabulosa de uma obra singular...

Satoshi Kon — O Realizador de Sonhos


Satoshi Kon nasceu em Kushiro a 12 de Outubro de 1963. Realizador, director artístico, argumentista e também mangaka, é mundialmente conhecido por obras como Perfect Blue (1997), Millenium Actress (2001), Tokyo Godfathers (2003) e Paprika (2006). A maior parte dos seus filmes pertencem ao estúdio Madhouse, onde trabalhou a maior parte da sua vida. Satoshi Kon ficou conhecido pela sua obra ser essencialmente sobre mundo dos sonhos e todos os seus filmes terem um clima surrealista, evidenciando: complexidade psicológica, personagens e planos realistas, assim como, a não distinção entre a realidade e a imaginação.

No ínicio de carreira Satoshi Kon começou a destacar-se como mangaka, lançando a pequena manga chamada Toriko (1984), que lhe valeu o prémio no 10th Annual Tetsuya Chiba Awards, para jovens promissores. Pouco tempo depois ele conseguiu um trabalho como assistente de Katsuhiro Otomo.

Após se ter formado em 1987, Kon assinou a manga Kaikisen (1990) e escreveu o guião do live-action de Katsuhiro Otomo, World Apartment Horror. Em 1991 trabalhou como animador e artista layout no filme de animação Roujin Z. De seguida foi supervisor de Mamoru Oshii em Patlabor 2: The Movie. Enquanto a manga Seraphim: 266,613,336 Wings veio logo  seguir. Por volta de 1993 Kon escreveu e co-produziu o 5.º episódio da OVA de JoJo's Bizzare Adventure. Em 1995 trabalhou como argumentista, artista layout e director artistico na curta metragem Magnetic Rose adjacente ao filme composto por três curtas metragens denominado de Memories (uma delas de Katsuhiro Otomo). 

Foi apenas em 1997 que que Satoshi Kon começou a trabalhar numa das suas primeiras suas grandes obras: Perfect Blue (baseada no novel de Yoshikazu Takeuchi, com o mesmo nome). Este revelou-se insatisfeito com o guião escrito pelo autor e decidindo fazer alterações, inserindo três elementos chave "Ídolo", "Terror" e "Stalker". Desta feita Kon já estava autorizado a fazer todas as alterações necessárias na história, deixando Sadayuki Murai encarregue de escrever o guião. O drama de terror psicológico Perfect Blue marcou a década devido à temática original que recai na dificuldade de distinguir a realidade e o sonho.

Depois de Perfect Blue, considerou a adaptação da novel de Yatsukata Tsutsui - Paprika (1993), como seu próximo filme. Contudo este projecto foi paralisado quando a empresa de distribuição de Perfect Blue, a Rex Enterteinment, faliu. 
Curiosamente o projecto seguinte de Kon volta a misturar realidade com ficção, no filme lançado em 2002, Millenium Actress. O guião esteve novamente a cargo de Sadayuki Murai e estreia a parceria entre Satoshi Kon com compositor Sasumu Hirasawa, fazendo a combinação perfeita entre música e animação. O filme foi um sucesso comercial e valeu a Kon inúmeros prémios.

Em 2003 , Tokyo Godfathers foi anunciado, o filme que relata o abandono e tem como personagens principais três sem-abrigo, foi o mais caro de Kon até à data, custando cerca de 300,000,000 yen. O seu guião foi escrito por Keiko Nobuto.
Em 2004, Kon realizou 13 episódios da série de anime Paranoia Agent, na qual acabou por integrar algumas boas ideias que não se encaixavam nos projectos anteriores de Kon.
Um dos desejos foi realizado em 2006 quando o filme Paprika foi finalmente lançado. Por longos anos Kon namorou este projecto, que acabou por ser infelizmente, o seu último filme. Paprika é a prova viva do génio de Satoshi Kon, remetendo-nos para o mundo dos sonhos. Paprika relata a história de um grupo de cientistas que inventam um aparelho que lhes permite ter acesso aos sonhos, o tema recorrente na obra de Satoshi Kon e a sua imagem de marca.
Por fim em 2007 Kon Junta-se a Mamoru Oshii and Makoto Shinkai, num projecto televisivo da estação NHK denominado de Ani*Kuri15. Este integra diversas curtas metragens de realizadores conceituados com 1 minuto apenas. A curta de Kon chama-se Ohayō. Ainda neste ano, ele acaba por integrar a Japan Animation Creators Association (JAniCA).

Depois de Ohayõ, Kon inicia o seu próximo projecto, The Dream Machine. Todavia em Maio 2010 é-lhe diagnosticado um cancro no pâncreas em estado terminal, dando-lhe aproximadamente mais um ano de vida, que Kon decide passar em casa, com a família. Devido ao facto deste não ter tornado publica a noticia da doença, a sua morte foi uma autêntica surpresa a 24 de Agosto de 2010. Satoshi Kon morreu aos 46, deixando terminado o guião e o stroyboard de The Dream Machine, para o estúdio Madhouse terminar.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011


"Gashu and Me" desenhos de manga gigantescos em exibição no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, desenhados por Takehiko Inoue.

Nissin Cup Noodles e Miyamoto Musashi (Vagabond)

O mangaka japonês Takehiko Inue (criador de Slam Dunk, Real e Vagabond) participa na nova campanha publicitária da Nissin Cup Noodles, que tem como figura central a personagem de Miyamoto Musashi.

Veja o resultado:

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

My Top Manga



10. Death Note

Gantz Live-action


A manga/anime da autoria de Hiroya Oku já teve direito a live-action, o filme será dividido em duas partes sendo que a primeira estreará ainda este mês no Japão. A realização ficou a cargo do já conceituado director Shinsuke Sato (The Pincess Blade, Oblivion Island: Haruka & The Magic Mirror) e dos actores, Matsuyama Kenichi (L do live-action de Death Note) e Ninomiya Kazunari.