quarta-feira, 11 de junho de 2008

Paprika


De Satoshi Kon


Mais uma vez o aclamado realizador japonês volta a dar cartas com um filme cheio de momentos de admirável beleza - seja pelo enredo complexo ou pela animação perfeita de que já nos habituou.
Mais uma adaptação das obras de Tsutsui Yasutaka (criador de Toki wo Kakeru Shoujo) e mais uma dentro do género de ficção cientifica. Tanto Yasutaka quanto Satoshi Kon, têm o habito de escolher protagonistas femininas, mulheres fortes sem medo de lutar. Temos os exemplos dos filmes anteriores do realizador como Millennium Actress, Perfect Blue e mesmo até Tokyo Godfathers.

Paprika é uma personagem onírica criada pela psicoterapeuta Chiba Atsuko. Esta tem a missão recuperar um aparelho roubado, o DC mini - foi inventado por cientistas para usos terapêuticos com substituinte dos tratamentos convencionais. Este inovador aparelho permite entrar nos sonhos das pessoas e interagir com estes. Porém, em mãos erradas pode ter repercussões catastróficas.

Funciona a uma velocidade entusiasmante, tratando-se assim de mais um intrigante thriller psicológico, idêntico em muitos aspectos à primeira longa-metragem de Satoshi Kon - Perfect Blue.

A interacção dos cenários com as personagens e a fluidez dos seus movimentos cria uma estética típica desta última fase do cinema de animação asiático. São obras como esta que têm popularizado o género, levando-o além fronteiras. Como forma entretenimento, Paprika está sendo levada mais a sério não só considerada como um produto para crianças, muito pelo contrário, esta mais direccionada para o público adulto.


Destaca-se também uma excelente banda sonora assinada pelo já premiado Susumu Hirasawa (Millenium actress).

Paprika - Official Site

Nenhum comentário: