quinta-feira, 12 de junho de 2008

Monster

Existem histórias que nos marcam com tal intensidade - Monster é uma delas.
É difícil não caracterizar Monster sem enumerar uma data de elogios... desde, imprevisível, intrigante, realista, maduro, perfeito, etc.
Monster foi primeiramente lançado em manga, como acontece com a maioria dos animes. Escrito por Naoki Urasawa, é lançado pela revista Big Comic Original e pela Shogakukan entre 1994 e 2001, totalizando-se em 18 volumes.
A adaptação em anime com 74 episódios foi exibida pela primeira vez em Abril de 2004 e Setembro de 2005, produzida pela Madhouse (um dos melhores estúdios Japoneses). Fazendo um enorme sucesso, alias como seria de esperar despois da manga.


"Olhe para mim! Olhe para mim! O monstro crescendo dentro de mim está tão grande!"

Decerto que quem assistir à série, tenha que idade tiver, tão cedo não se irá esquecer - pela história engenhosamnte contada, que apesar de fantástica é bastante realista. Às personagens é lhes dada uma humanidade e características tão reais que quase nos esquecemos que se trata de um anime. O valor moral implícito em toda a série faz-nos avaliar constantemente o mundo, as diferenças entre os homens. Desde a plena bondade, até à plena face do mal.

Protagonizado pelo neurocirurgião Japonês, Kenzou Tenma. Esta história inicia-se em 1986 na Alemanha. Kenzou é um cirurgião brilhante, com grande perícia, facto que o torna o mais bem sucedido médico do Hospital Alemão, sendo chamado para operações importantes (segundo a politica do hospital). Ele também é noivo da bela filha do director - Eva Heinemann.

Kenzou parece ter um futuro promissor. Mas há um dia em que a sua escolha deita tudo a perder - ele recusa-se a seguir a politica existente no hospital e em vez de operar um politico famoso, opta por operar um criança, Johan Libert (que havia chegado primeiro as urgências). Este facto despoletou um grande rancor por parte do director. E Kenzou perde, quase automaticamente o posto na direcção no sector de neurocirurgia, assim como a sua noiva.

Mais tarde Kenzou percebe que cometeu um grave erro ao salvar o garoto - ele é, na realidade a encarnação do mal.

Monster lança-nos numa viagem, numa espécie de peregrinação em busca da verdade - em busca daquilo que pensamos ser um verdadeiro monstro. Exploramos ao mesmo tempo que os próprios protagonistas a mente humana - aquilo que esta tem, de mais surpreendente e maléfico. Podemos rotular Monster de um triller - rápido e eficaz, de um drama - intenso e comovente, de um terror psicológico e sangrento, de
Seinen para todas as idades...


Nenhum comentário: