domingo, 29 de junho de 2008

Blue Submarine Nº6

Série constituída por quatro OVAs de 1998/1999 criada pelo estúdio Gonzo. Baseada nas personagens da manga de Satoru Ozawa e realizada por Mahiro Maeda.
O filme foi considerado realmente inovador para a época visto serem misturadas animações e cenários construídos em Computação Gráfica - 3D com personagens desenhadas tradicionalmente. Pelos vistos não foi dada a divida importância na época e Blue Submarine Nº6, é, de facto uma obra pouco conhecida.


Num futuro próximo o oceano toma posse da terra e os humanos são obrigados a partilhar o mar com outras criaturas que lá habitam. A Humanidade encontra assim um novo inimigo - uma nova raça do mar criada pelo cientista Zorndyke. Uma espécie geneticamente alterada, cuja derradeira intenção é destruir toda a Humanidade. Os sobreviventes terrestres terão que unir forças e combater contra esta nova ameaça. Por isso as esperanças são, todas elas depositadas no Blue Submarine Nº6 e na sua tripulação.
Maymi Kino, uma jovem pilota está encarregue de trazer Tetsu Hayami de volta à tripulação do submarino azul.

Devemos considerar que, Blue Submarine Nº6 consiste numa crítica à problemática do descongelamento dos Glaciares que provocarão o aumento das águas marítimas que consequentemente apoderar-se-ião da terra (tal como aqui está retratado). Os perigos são iminentes e mais tarde ao mais cedo esta é umas das principais consequências da poluição - que o homem pagará sacrificando as gerações vindouras.
Esta obra também, conhecida por "Aonorokugo" é uma verdadeira pérola do cinema de animação onde é marcada pelo extraordinário desenho de Range Murata, quem passo, desde já a sublinhar. Também se destacam as habituais animações bem fluídas e dinâmicas, não ficando por isso agarradas a uma "repetição" que é visível em muitos animes com fraca qualidade, que não é o caso. Aqui está um exemplo de um grande sucesso artístico, em que tudo o que é desejado pode ser bem conseguído.

Nenhum comentário: