sábado, 28 de junho de 2008

Gantz (manga)


De Hiroya Oku

Gantz tem um enredo poderoso. Apesar de eu não apreciar de todo o anime, acho a manga muito interessante, pois mantém-se fiel desde sempre a um género, um thriller violento; um jogo de rato e gato cuja única alternativa é seguir as impiedosas regras e tentar ao máximo sobreviver.


Gantz (ガンツ Gantsu) é da autoria do Mangaka Hiroya Oku e serializada na revista Young Jump. A arte da manga é feita a partir de cenários em produzidos a partir de Computação Gráfica, passados para o papel, misturado-os com personagens desenhados manualmente.
Gantz conta a história de Korono Kei e Katou Masaru que se reencontraram após vários anos numa estação de metro, onde haveriam de morrer atropelados por este, enquanto tentavam salvar um velho sem abrigo.
A morte levou-os até uma sala num apartamento de Tóquio, onde se encontravam mais pessoas na mesma situação, inclusive um cão. No centro da sala localiza-se uma esfera negra denominada de Gantz, que lhes providencia armas e uns fatos especiais, assim como outros aparelhos. Depois disso são destacados para cumprir missões, em que mediante o resultado vão recebendo pontos. Aos 100 poderão escolher entre:
  1. Se libertar de Gantz sem nenhuma memória
  2. Receber uma arma poderosa
  3. Trazer alguém de volta do banco de dados do Gantz
De facto, Gantz consegue captar com muita facilidade a atenção do leitor, sobrevivendo quase exclusivamente de um traço muito característico misturado com o imprevisível enredo. A realidade é assustadora e os seus protagonistas vivem numa luta constante pela sobrevivência. Destaca-se a personagem de Korono que inicialmente é um adolescente individualista, inseguro e pervertido, mas que mais tarde adquire fortes características de companheirismo e amizade. Já Katou tem uma personalidade bem diferente, ele é pela a união de todos, pois só assim existe a possibilidade de saírem dali, de volta a vida, sãos e salvos.

Nenhum comentário: