sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Real Drive

Masumune Shirow criador de Ghost in the Shell, Appleseed e Ghost Hound desenvolveu uma nova série Real Drive em parceria com a conceituada produtora Japonesa, a Production IG (Ghost in the Shell).
Trata-se de uma série neo-futurista acerca de um sistema (provavelmente inspirado na Internet) de armazenamento de memórias em rede, cujo intuito é dar novas possibilidades as pessoas. Possibilidades essas, de se libertarem e se movimentarem livremente pelo mundo cibernético.
Desta liberdade resultou uma explosão criativa de desejos e instintos, que nunca seriam possiveis no mundo real. Porém, como todos seus humanos sem regras nem restrições tudo começa a ser levado ao exagero, resultando num desequilíbrio da linha que delimita a realidade do "Metal."Meta Real Network _ ou Metal é o sistema virtual que converte as memórias das pessoas em dados. Funciona como uma espécie de servidor e como todos os grandes programas de armazenamento, Metal tem os seus problemas. Para resolvê-los são necessários técnicos especializados denominados de "cyber-mergulhadores."
No ano de 1061, cinquenta anos depois de ter sido desenvolvida a "Sociedade em Rede", Masamichi Haru acorda do coma profundo, provocado por um acidente cinquenta anos antes. O seu corpo havia envelhecido, agora com 81 anos, Haru descobre que perdeu o "sentido das coisas" pois tudo havia sofrido extraordinários avanços.
A EISF, empresa onde tinha trabalhado antes, havia se transformado num poderoso instrumento, principalmente para ele que agora se encontrava limitado pelo seu corpo envelhecido _ ele encontro no Metal uma nova possibilidade de vida.Mais uma vez, um anime que explora o infindável mundo da ficção-cientifica. Sabemos que muitas das coisas que eram ficção no passado, fazem hoje parte do nosso dia-a-dia, e são de facto normais para os nossos olhos. Apesar de tudo, nem sempre são boas noticias e muitas "experiências" demonstram-se demasiado arriscadas para a humanidade.
A ciência avança a uma velocidade estonteante, permitindo cada vez mais possibilidades _ tudo em busca de uma vida mais confortável para o ser humano. Real Drive é um exemplo dos problemas desse mesmo desenvolvimento, do avanço "exagerado" da tecnologia. Um anime original que deve ser visto e apreciado.
Como muitos animes Real Drive também tem as suas fraquezas. Em que por vezes boas ideias estão seguras sob uma base muito fraca e instável. Acontece que na maioria dos já 11 episódios, fica-nos uma desconfortável dúvida, de que não conseguimos assimilar toda a informação inerente. Mas o mundo ou conceito de todo o anime em si é muito interessante. O facto de ter utilizado uma linguagem ao qual estamos familiarizados, como por exemplo: avatar, link, online... para criar um mundo do Metal é, por si só um elemento forte e de todo uma mais valia para o anime. Desde já e com tom de conclusão, deixo também uma nota positiva para a artwork, pois sei que muitas pessoas vão achar as raparigas um pouco gordas. É de facto estranho e um pouco invulgar, no entanto _ quebra os habituais estereótipos de beleza femininos.

Opening

Nenhum comentário: