sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Takeshi Obata


Biografia

Takeshi Obata nasceu em 11 de fevereiro de 1969, no distrito de Shiigata, Japão. Aos seus vinte anos foi finalista no prêmio Tezuka, realizado todos os anos pela Shueishia, com o manga Cyborg G-chan. Desde então começa a trabalhar na conceituada revista Shonen Jump.
Em 1992 com ajuda do roteirista Susumu Sendo cria o manga Arabian Majin Bokentan Lamp Lamp, parodiando as aventuras de Alladin. Já em 1995 com a ajuda do também do roteirista Sharaku Murou no projecto Karakurizoshi Ayatsuri Sakon.
Em 1998 actua como ilustrador no seu primeiro sucesso, Hikaro no Go (1998-2003). Com o guião de Yummi Kotta e ajuda de Yukari Umezawa, campeão nacional de Go, popular jogo estratégico japonês do qual a manga gira em torno.
O ano é 2003, e ele começa a trabalhar no seu projecto mais ambicioso, Death Note (2003-2006), com o auxílio do roteirista Tsugumi Ohba (do qual a identidade se mantém ainda em mistério). Takeshi ganha reconhecimento a nível internacional, tão grande que nunca fora obtido por nenhum dos seus outros trabalhos.
Após a conclusão de Death Note, Takeshi entra em outro projeto: Blue Dragon Ral Grado. Mangá promocional do game de mesmo nome para XBOX 360. Entretanto, se diferencia tanto do jogo quanto da série de anime dirigida por Akira Toriyama.
Em 2007 lançou o one-shot, Hello Baby. Takeshi Obata ficou a cargo da ilustração e Masanori Morita no roteiro.
O ano de 2008 foi marcado até agora com um one-shot, denominado Urooboe Uroboros, que marca a parceria de Obata com o guionista NisiOisiN e Bakuman, que representao regresso da dupla maravilha de Death Note Takeshi Obata e Tsugumi Ohba.

3 comentários:

£L!¢aRpO disse...

Falai meu camarada, essa bio ficou otimo, + eu acho que o ultimo trabalho do Obata foi Urooboe Uroboros.
Se não conhece tai o link:

http://animaregia.animecover.com.br/index.php?area=urooboe

Cláudia Oliveira disse...

Obrigada pela dica =) tens razão
eu ainda não conhecia este one-shot do Obata... vou acrescentar ;)

marimari13 disse...

Takeshi Obata-sempai é o mangaka mais incrivel que eu já vi!!!! Com certeza ele é a minha maior inspiração para os meus desenhos >_<

muito obrigada pelos dados xD Até agora é o mais complato que encontrei !